Razões Para Empreender Em Casa

Reading time: 7 minutes

Há diversas razões para empreender em casa e quem está pensando em dar esse passo na carreira pode se convencer inteiramente após conhecer um pouco mais de todos os benefícios.

Trabalhar em casa pode se dar de diversas maneiras, abrindo sua microempresa ou um negócio mais simples na internet. O interessante é desvincular-se da relação de empregado e se tornar o seu próprio chefe.

É claro que é uma jornada cheia de desafios, porém os resultados são gratificantes e, muitas vezes, é até mesmo possível conciliar o emprego convencional com algum tipo de empreendimento secundário.

 

Empreender em casa: seja o seu próprio chefe

A primeira razão para empreender em casa é se tornar o seu próprio chefe. Talvez esse seja um dos principais motivos de optar pelo trabalho autônomo hoje em dia.

É muito comum que os empregados não tenham boas relações com os seus coordenadores e até mesmo aqueles que estabelecem boa convivência podem desejar não ter que responder a ninguém.

Há quem não lide bem com a relação de subordinação, mesmo que amigável. Além disso, tornar-se o seu próprio chefe e dono do seu próprio negócio traz mais entusiasmo para o trabalho.

Afinal, nada melhor do que trabalhar sabendo que tudo aquilo é seu e que os resultados só dependem de você.

A autonomia também traz a possibilidade de trabalhar da maneira que mais se identificar, sem precisar se moldar para caber no sistema de uma empresa. Esse é outro fator facilitador do rendimento diário.

O mercado de trabalho está desfavorável – Empreender Em Casa

Além do desejo de se tornar o seu próprio chefe, empreender em casa acabou se tornando uma alternativa para lidar com o mercado de trabalho, que anda extremamente desfavorável.

O Brasil tem demonstrado altos níveis de desemprego e até mesmo aqueles que possuem formação superior se encontram desempregados. Por conta disso que os meios de trabalho alternativos – como motorista de aplicativo – têm crescido cada vez mais.

Abrir o seu próprio negócio é uma forma de driblar a crise. É claro que há o medo de investir em sua própria empresa e não ter o retorno esperado, por isso que tudo deve ser feito com muita cautela e o mercado deve ser muito bem estudado.

Empreender em casa traz maior flexibilidade de horários e mobilidade

Outro motivo que as pessoas buscam ao abrir o seu próprio negócio é referente à flexibilidade de horários. Ter a oportunidade de não seguir horários rígidos traz vantagens por diversos motivos:

  • Não se dar bem com os horários estipulados

A maioria dos trabalhadores tem a jornada de trabalho entre os horários 7h até 18h. Para muitas pessoas esse é o horário ideal, mas há quem não goste de acordar cedo e prefere os horários noturnos.

Muitas pessoas preferem trabalhar no período da tarde e da noite, pois rendem mais. Ao trabalhar em casa é possível focar a produção nos horários preferidos.

  • Alinhar os horários ao dos filhos

Quem tem filhos e trabalha fora sabe o quão difícil é alinhar os horários dos compromissos dos pequenos com os do trabalho. Ao trabalhar em casa é possível ajustar as horas trabalhadas enquanto eles estão na escola.

Além disso, mesmo que o trabalho seja fora das atividades dos filhos, ter a presença dos pais em casa – mesmo que trabalhando – já faz toda a diferença.

  • Poder trabalhar de outro lugar

Dependendo do tipo de empreendimento é possível trabalhar de outro lugar, aumentando a possibilidades de viagens e afins.

Trabalhe com o que gosta

Já é mais do que provado que aquelas pessoas que trabalham com o que gostam rendem muito mais.

Além disso, trabalhar em algo que lhe proporcione prazer está diretamente relacionado com qualidade de vida. Por isso, optar por empreender em casa em uma área de interesse faz toda a diferença.

Mas é preciso ponderar entre aquilo que você gosta e uma boa oportunidade de investimento. Mesmo que o prazer no trabalho seja fundamental, é imprescindível alinhar o ramo escolhido com um mercado que esteja aquecido e traga boas margens de lucro.

Tenha lucros de acordo com o seu esforço

O que mais acontece – principalmente em grandes corporações – é ser altamente cobrado por metas. O não cumprimento das metas gera o medo do desemprego, mas o cumprimento delas não tem nenhum resultado positivo.

O empregado, na visão da empresa, não faz mais que a sua obrigação. É claro que há aquelas que oferecem bônus e coisas do gênero, mas estas não são a maioria.

Quando você passa a empreender em casa e se tornar dono do seu próprio negócio a lucratividade varia de acordo com o desempenho individual.

Quanto melhores forem os resultados e metas atingidas, maior será o capital no final do mês. É uma ótima forma de incentivo e a produtividade sobe consideravelmente.

Possibilidade de inovação, saindo da monotonia

Empreender em casa também traz a possibilidade de inovação. Seja em questões organizacionais, estratégias de marketing, ferramentas de qualidade e gestão ou qualquer outro tipo de coisa que venha agregar ao empreendimento.

Buscar aprimorar as atividades diárias trarão resultados diretos para o dono do empreendimento, fazendo com que tudo se torne mais dinâmico e interessante.

A vontade pela melhora da qualidade – em todas as áreas do empreendimento – é instigante e ver que as ferramentas implantadas deram resultados é prazeroso.

Trabalhe com quem você gosta

Se o empreendimento houver a possibilidade de contratar outras pessoas, é possível trabalhar somente com quem tem mais afinidade.

Um dos grandes problemas no mundo corporativo é trabalhar em uma equipe com a qual não se identifique, podendo até mesmo haver desavenças. Esse é um grande desestimulador.

Sendo dono do seu próprio empreendimento é possível escolher pessoas que possuem o mesmo alinhamento que você, fazendo as ideias fluírem mais facilmente, colaborando para uma empresa mais desenvolvida.

É possível empreender em casa sem nenhum gasto

Quando falamos em empreender em casa muitas ideias podem vir à cabeça, no entanto, optar pelo uso da internet é algo extremamente interessante. Além de uma burocracia significativamente menor, os resultados são surpreendentes.

É possível abrir n tipos de negócios dentro de casa e usar a internet como a plataforma oficial da loja ou do estabelecimento. Entretanto, hoje, há outra forma de ter o seu próprio negócio online e sem necessitar de NENHUM investimento.

É o que chamamos de Marketing por Afiliados. O afiliado nada mais é do que um promovedor de determinado produto digital de outra pessoa/empresa/produtor.

Tudo é feito digitalmente, não sendo necessário sair de casa ou investir qualquer capital. O papel do afiliado é promover através de marketing digital o produto escolhido através de um link gerado exclusivamente para ele.

Essa propaganda pode se dar de diversas formas, incluindo redes sociais, banners, pop-ups, e-mails, dentre outras. A cada acesso ou venda é paga uma porcentagem para o afiliado.

Exemplo: se o afiliado está promovendo um e-book que custa R$100,00 e ganha uma comissão de 40% por venda, ele ganha R$40,00 a cada consumidor que adquirir o produto através de seu link promovido.

Essa forma de empreender em casa traz todos os benefícios supracitados, somando o fato de não haver nenhum investimento inicial (algo que impede muitas pessoas de terem o seu próprio negócio).